Como determinar a qualidade dos serviços de tradução?

Saiba como contratar boas empresas de tradução

Ao contratarem serviços de tradução (seja para traduzir livros, documentos ou outros itens) não raro as pessoas gostariam de saber se as traduções solicitadas foram bem realizadas e se elas refletem fielmente o conteúdo original dos documentos. Como fazer isso?

A primeira providência que uma pessoa como você que está em busca de serviços de tradução deve tomar é atestar se a empresa de tradução que pretende contratar possui credibilidade do mercado.

Para atestar a credibilidade, você deve ir ao site da empresa de tradução, ler sobre sua história, sua missão, sua visão, seus valores, seus serviços e, por fim, analisar os depoimentos dos clientes de tal empresa.

Procure vasculhar sites como o do “Reclame Aqui” para verificar se há pendências sobre tal empresa por lá. Verifique se as pendências (se houverem) foram bem ou mal resolvidas.

Ligue na empresa de tradução e marque um visita, se necessário. Tente saber qual a formação e a experiência dos profissionais que lá trabalham e como são os procedimentos de tradução.

Conheça as tecnologias de tradução utilizadas no serviço e descubra se a instituição possui um sistema de qualidade para as traduções, o qual seja capaz de revisar e corrigir coisas como:

• Ortografia
• Gramática
• Pontuação
• Fluência

Muitas instituições do ramo contam com o serviço de Tradução Juramentada que, por sua vez, tem como finalidade fazer com que o profissional tradutor realize uma conversão fiel de um documento ou depoimento sob pena de advertências, suspensões e multas, conforme o Decreto 13.609/1943, caso não o fizer. Esse recurso é, desse modo, um jeito de forçar o profissional a realizar um trabalho com alto índice de qualidade.

Ao conhecer, analisar e comparar por alguns dias um punhado de empresas de tradução, você obterá mais parâmetros para escolher aquela adequada ao seu nível de exigência para o serviço e, é claro, cujo orçamento caiba no seu bolso.

Compartilhar esta publicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *