Cidadania Americana

Como Obter a Dupla Cidadania Americana e Brasileira!

Já imaginou poder transitar entre o Brasil e os Estados Unidos sem precisar de visto? Ou até mesmo morar no país norte-americano através de um processo simplificado? Saiba se você tem direito à cidadania americana e quais são os requisitos para obtê-la.

Cidadania americana

Ser cidadão americano é o sonho de muitos, mesmo com um processo considerado complicado, em comparação a países da Europa, se você preencher os requisitos, não terá problemas com o seu requerimento. Confira quem tem direito de obter a cidadania dos EUA:

  • Filhos de americanos nascidos no exterior;
  • Filhos menores de idade, que possuem o Green Card, de país que se naturalizaram americanos;
  • Pessoas que moram nos Estados Unidos com o Green Card e são residentes permanentes a mais de 5 anos;
  • Casados com americanos, que moram no país a pelo menos três ano e possuem Green Card;

Agora que você já conhece as principais formas de se tornar um cidadão ou cidadã americana, saiba as especificidades dos processos mais comuns.

Obtendo a cidadania por ser filho de americanos

Para obter a nacionalidade americana, não basta que os pais, ou somente um deles tenha nascido nos Estados Unidos.

Por exemplo, se o seu pai é americano, e você nasceu no Brasil, para ir ao consulado e iniciar o processo para a obtenção da sua dupla cidadania, ele terá de provar que viveu nos EUA um período da sua vida antes do seu nascimento, caso contrário o processo não será aberto.

Cidadania Americana

A orientação do governo é que o pai tenha passado pelo menos 5 anos de sua vida em solo norte-americano, sendo no mínimo 2 desses anos quando ele era maior de 14 anos. Para comprovar a presença nos Estados Unidos os seguintes documentos podem ser apresentados:

  • Demonstração salarial ou declarações fiscais do período;
  • Transcrições acadêmicas;
  • Registro de emprego;
  • Recibos de aluguel;
  • Registro de serviço militar ou de emprego com organizações do governo.

Conseguindo a cidadania americana através do Green Card

Caso você não possua descendência, ainda existem outras formas de conseguir a cidadania americana, que se conectam com o Green Card e consequentemente com morar no país.

O Green Card é um visto de residência permanente e pode ser obtido das seguintes formas:

  • Por quem mora nos EUA com visto de trabalho;
  • Por quem possui parente nos EUA (nessa modalidade o parente deve se responsabilizar pelo patrocínio do candidato);
  • Por quem possui vistos ligados a investimentos;
  • Por quem está noivo ou se casou com um cidadão americano (falaremos mais sobre esse procedimento no tópico a seguir);

A partir da obtenção do Green Card, para conseguir a cidadania americana, você deverá morar nos EUA por pelo menos 5 anos, possuir bom caráter moral (antecedentes criminais limpos), demonstrar proficiência com a língua, preencher um formulário específico e realizar um teste que envolve a história do país.

Cidadania americana por casamento

Outra forma muito procurada é a obtenção da cidadania através do casamento com um nativo americano. Com o noivado oficializado, já é possível aplicar para o visto K1, específico para essas ocasiões.  Essa categoria de visto, dará direito a obtenção do Green Card.

Caso você já seja casado, o caminho é um pouco mais curto. Também deve se realizar o procedimento para a obtenção do Green Card, mas após um período de 3 anos vivendo em solo americano, o processo para a cidadania poderá ser aberto.

Vantagens da cidadania americana

É comum surgirem dúvidas entre as funções do Green Card e da cidadania americana. O visto de residência permanente não te considera um cidadão americano, ou seja, você não possui direito a voto, acesso a cargos federais e nem mesmo sair e voltar livremente do país como bem entender.

Já a cidadania, te garante todos esses direitos, além da vantagem de poder passar a nacionalidade para os seus filhos e poder viver fora dos EUA e ainda sim, manter a dupla cidadania.

Custo da cidadania americana

O valor cobrado para o processo de obtenção da cidadania americana é de cerca de 640 dólares, mais taxas. Porém, você também deve considerar custos com documentos.

Traduzindo documentos para o processo da cidadania americana

Durante os procedimentos necessários para obter a dupla cidadania americana e brasileira, alguns documentos terão de ser traduzidos obrigatoriamente, porém uma simples tradução de documentos não vai garantir a validade dos mesmos. Para que o requerimento não enfrente problemas, as traduções devem ser juramentadas.

O que é uma tradução juramentada?

Algumas pessoas já sabem que processos que envolvem outros países necessitam que documentos sejam traduzidos, mas é comum o engano de se pensar que qualquer forma de tradução serve. Nesses casos, a tradução necessita ser juramentada, ou seja, oficial e atestada pelo governo federal para poder obter validade em outros territórios.

Para isso, não basta contratar um tradutor, o profissional a ser responsabilizado pelos documentos deve passar em um concurso público organizado pela Junta Comercial do seu estado de residência, para poder oferecer o serviço de tradução juramentada.

Essa forma de tradução de documentos assegura que o conteúdo descrito foi traduzido por uma pessoa idônea e capacitada para o serviço. Salvo algumas exceções, todos os documentos necessários para se obter uma cidadania americana devem passar por tradução juramentada.

Vale lembrar também, que somente essa forma de tradução não vai garantir a legalidade dos papéis em solo americano, para isso, você deve realizar outro processo chamado de apostilamento de Haia.

Conheça a Nativo Traduções

A Nativo Traduções conta com uma equipe especializada de tradutores juramentados de inglês, francês e italiano, os profissionais são autorizados e devidamente concursados na Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Nossos tradutores passam por capacitação interna, realizando cursos anualmente para manter seus conhecimentos atualizados, adequando-se a novas expressões e termos técnicos utilizados nas mais abrangentes áreas de atuação. Dessa forma, podemos oferecer uma impecável qualidade de cada tradutor juramentado de nosso time.

Garantimos a você:

  • Agilidade na execução;
  • Ausência de erros na tradução;
  • Desburocratização do processo;
  • Qualidade garantida.

Peça um orçamento, teremos o prazer em te ajudar!

Compartilhar esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *