Bilinguismo e autismo

O Bilinguismo Entre as Crianças com Autismo…

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é considerado um transtorno de neurodesenvolvimento, no qual os sintomas surgem desde os primeiros meses de vida e em que as principais funções afetadas são: comunicação e interação social; e restrição de interesses e atividades. Sendo assim, há uma alteração nas conexões entre os neurônios, o que dificulta a interação social de forma apropriada.

Bilinguismo e Autismo

Dentre as dificuldades apresentadas pelas crianças com TEA, estão: dificuldade no contato ocular; de início e sustentação de interações sociais; no uso de expressões faciais; de expressar e compreender emoções; de aproximação espontânea; de variar o brinquedo/brincadeira; de adaptar-se a novas situações sociais; e de colocar-se no lugar do outro.

Dessa forma, é essencial a inclusão da criança no meio educacional. Isto porque este é um dos principais ambientes sociais que proporcionam a interação com outras crianças, de mesma idade, bem como o desenvolvimento da aprendizagem, da compreensão das regras sociais e das ferramentas para expressar de forma adequada seus sentimentos e emoções. Adicionalmente, o ambiente educacional é propício para promover a autonomia do indivíduo, a aquisição e ampliação de habilidades e interações sociais, além de auxiliar nas rotinas diárias.

Quando falamos de aprendizagem, não podemos deixar de citar o desenvolvimento de uma segunda língua como uma importante medida no aprimoramento das habilidades linguísticas gerais dos indivíduos. No cenário atual, verifica-se a constante valorização do uso de duas ou mais línguas no mercado de trabalho, na educação e socialização de indivíduos na fase adulta. No entanto, o aprendizado de uma língua estrangeira poderá ser um grande obstáculo na idade adulta, motivo pelo qual foram desenvolvidos diversos estudos para averiguar as consequências desse aprendizado.

Bilinguismo e autismo

Alguns pesquisadores defendem que ser bilíngue propicia ao indivíduo o desenvolvimento da linguagem e, consequentemente, uma boa oralidade, estimulando simultaneamente a comunicação. Além disso, tais pesquisadores também acreditam que o bilinguismo contribuiria positivamente no desenvolvimento das funções executivas, na inclusão social e educacional e no aumento da flexibilidade cognitiva do indivíduo bilíngue.

Nesse sentido, adaptando-se essas constatações à realidade das crianças com autismo, o bilinguismo, normalmente atingido com a língua inglesa, é muito importante para ajudar a criança em diversos aspectos, dentre eles, no desenvolvimento da linguagem – imprescindível no caso da criança com autismo. O ensino de língua inglesa também tem sido reconhecido, atualmente como fator de inclusão social e educacional, o que logo nos remete a uma exposição aos mais diferentes tipos de aprendizes, dentre esses, alunos com autismo.

Após aquisição da linguagem materna, aprender uma nova língua pode trazer diversos benefícios à pessoa com autismo.

Autoras: Mayra gaiato, Ana Lucia Kozonara e Mariana Richetto

Referência:

Bialystok E. Cognitive complexity and attentional control in the bilingual mind. Child Development. 1999;70:636–644.

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Bialystok, E. Bilingualism: The good, the bad, and the indifferent. Bilingualism: Language and Cognition. 2009;12: 3–11. https://doi.org/10.1017/s1366728908003477

Coscia MR. As intervenções do professor na aprendizagem de crianças com autismo no Ensino Fundamental I. 2010. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Distúrbios de Aprendizagem). 

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Gomes MAS, Balbino ES, Silva MK. Inclusão escolar: um estudo sobre a aprendizagem da criança com autismo. 

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Freitas ARW. O desenvolvimento da linguagem no autismo. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia). 

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Comentário (1)

  • Samara Santos Responder

    Mas meu filho teve acesso a vídeos em inglês, facilidade em entender, e mesmo que tudo seja reforçado em português, agora, aos quatro anos ele soletra palavras de livros escritos em português, mas em inglês. Canta, repete e fala os números em inglês. Faz fono, TO, ABA /Denver todos os dias, estamos sem saber o que fazer.
    Pode me ajudar!! Obrigada

    fevereiro 22, 2019 at 11:18 am

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