origem-da-lingua-gales

Afinal, qual é a origem da língua galesa? Saiba agora!

Para simplificar, o galês é uma das duas línguas oficiais do País de Gales. No País de Gales, o inglês é a língua mais comum falada por mais de 99% da população.

No entanto, o uso do galês na vida cotidiana está se tornando mais comum. É falado por mais de 500.000 pessoas, ensinado em salas de aula e homenageado em festivais.

Está inscrito em nomes de lugares e em placas de rua, bem como transmitido no rádio e na televisão.

Há uma indústria de cinema e televisão vibrante no País de Gales, e sua música está ganhando atenção fora das fronteiras do país. Estudantes de outros países podem estudar galês em uma das muitas universidades do País de Gales sem nenhum custo.

Para saber tudo sobre a origem da língua galesa e suas características, continue acompanhando nosso texto!

Visão geral da língua galesa

Uma das seis línguas celtas, o galês é a que está mais intimamente relacionada com o bretão e o córnico, sendo a mais distante do mannês, do irlandês e do galego escocês.

A maioria de seus falantes vive no norte e oeste do País de Gales, onde é a língua oficial daquela nação.

O galês viu um declínio durante o século passado, mas nunca desapareceu completamente, e agora 20% da população fala isso.

No País de Gales, um quinto dos alunos da escola primária frequenta a escola em galês, e todas as crianças em idade escolar até a idade de 16 anos aprendem galês.

Origem e evolução histórica da língua galesa

A região de Offa’s Dyke foi a primeira fronteira claramente definida entre os falantes de inglês oriental e galês ocidental.

Desde o século VII, o termo Cymry tem sido usado para caracterizar o povo de Gales, que estava entre as primeiras nações a utilizar sua própria língua para formar leis.

Visite a Biblioteca Nacional do País de Gales em Aberystwyth, curiosamente o local da primeira escola particular de língua galesa em 1939, para ver o Livro Branco de Rhydderch do século XIV, a mais antiga coleção sobrevivente de contos galeses medievais..

Invasores da Normandia introduziram o francês nos vales, enquanto seus seguidores britânicos acrescentaram o inglês. Henrique VIII aprovou o Ato de União em 1536, proibindo o uso do galês na administração governamental e no sistema legal. O Owain Glyndr, que organizou uma rebelião no início do século XV, provavelmente ficaria chocado com a escolha.

Depois houve o Ato de Uniformidade de 1549, que obrigou todos os cultos públicos a serem realizados em inglês, bem como a legislação um tanto contraditória de Elizabeth I exigindo que as igrejas carregassem edições galesas do Livro de Oração Comum e da Bíblia.

A Iolo Morganwg fundou o Gorsedd of the Bards, uma aliança protetora que desempenhou um papel significativo nos Festivais Rise of Eistedfodd, em 1792, que pode ter sido o zênite da bela poesia pela qual o País de Gales é conhecido.

 

Influências no inglês galês

Existem duas sub-variedades de inglês galês: o inglês galês do norte e o inglês galês do sul. A variante do inglês mais influenciada pelo galês é, sem dúvida, o inglês galês do norte, dado que o norte foi a última região a adotar o idioma.

Mais uma vez, o inglês sul-galês pode ser separado em dois dialetos principais: oriental e ocidental.

Novamente, este último é um dialeto mais rural. O dialeto oriental é falado dentro e ao redor das cidades do País de Gales, tornando-o mais urbano.

O inglês galês do sudeste é, portanto, o dialeto mais próximo do RP e do inglês padrão. O inglês galês também é o dialeto com a menor quantidade de substrato galês.

Em relação aos impactos no inglês galês, existem dois elementos principais.

Primeiro, o galês, a língua materna original do galês. As influências galesas na gramática inglesa, palavras emprestadas e pronúncia podem ser observadas.

O segundo efeito importante sobre o inglês galês é a multiplicidade de dialetos ingleses predominantes nos condados vizinhos do País de Gales. Isso consiste principalmente em cultivares do sudoeste da Inglaterra.

O inglês galês ou o sotaque galês goza de um alto grau de estima no País de Gales, particularmente no sul. Isso se deve à associação entre o dialeto e o orgulho nacional e o termo “galês”.

Sotaque da língua galesa

É sempre pronunciado com um som alto de “g” quando falado em galês. Esta é a pronúncia padrão. Este é o som que o “guh” faz em palavras como grande e bondade.

Em contraste, ao falar com um sotaque galês, a letra “g” na palavra “suave” é pronunciada mais como a letra “g” no nome “George”, que também tem uma pronúncia mais suave.

Gramática do inglês galês

A estrutura da frase em inglês é SVO (Sujeito-Verbo-Objeto), enquanto o galês usa VSO.

Ao enfatizar ou se referir ao nome de uma pessoa, a estrutura galesa “Verbo-Sujeito-Objeto” é modificada para SVO.

Se tentarmos uma tradução direta do galês para o inglês, uma das primeiras coisas que notamos é que, como língua celta, o galês carece de verbos possessivos. Você não “possui” algo. Em vez disso, “algo está errado com você”.

Pronúncia da língua galesa

Ao comparar a pronúncia do galês com o inglês, a primeira característica que se destaca é que o galês não possui letras silenciosas. Cada letra do alfabeto galês está associada a um som distinto.

Por outro lado, os falantes de inglês que estudam o galês como segunda língua frequentemente enfatizam o quão “fácil” é a pronúncia fonética do galês.

Apesar de que os alfabetos galês e inglês sejam extremamente semelhantes, ainda existem características próprias para cada um.

origem-da-lingua-gales Língua galesa moderna

Agora, mais de um quinto da população moderna do País de Gales fala ou usa galês.

Este número duplica entre os jovens como resultado de dois estatutos fundamentais da educação aprovados no século XX.

Você ouvirá e verá muito galês, pois a Radio Cymru e a S4C começaram a transmitir em 1977 e 1982, respectivamente. Há também vários jornais, estações de rádio regionais e sinais de trânsito publicados em inglês e galês.

Hoje, a música em língua galesa é reconhecida e próspera em todos os gêneros; temos até um dia dedicado a apreciá-lo. Dydd Miwsig Cymru, ou Welsh Language Music Day, ocorre anualmente no início de fevereiro, quando concertos e eventos são realizados em todo o país.

A Revolução Industrial e as Guerras Mundiais podem ter acelerado o colapso da língua galesa, que não foi auxiliada pelos infames Welsh Nots, que foram colocados no pescoço de crianças em idade escolar que se aventuraram a falar galês no século XIX

Por fim, é muito interessante este artigo sobre a origem da língua galesa, não é mesmo?

Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo!

 

Compartilhar esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.