Passaporte Italiano

Passaporte Italiano: Como Tirar, Renovar e Qual Preço?

Saiba como obter seu passaporte italiano e garanta viagens para a Europa e para os Estados Unidos sem a necessidade de visto. Boa leitura!

Vantagens de possuir um passaporte italiano

O passaporte italiano, assim como o brasileiro, não é um documento obrigatório, porém para quem deseja viajar ao exterior ele se torna indispensável.

Passaporte Italiano

O primeiro passo antes de conhecer as vantagens do documento é estar com sua cidadania italiana já emitida. Se você ainda não possui a nacionalidade e quer saber como consegui-la, confira nosso artigo completo sobre o tema.

A principal vantagem de tirar passaporte italiano é obter por consequência um passaporte europeu, isso te garante os seguintes benefícios:

  • Possibilidade de morar em qualquer país da união europeia sem a necessidade de visto;
  • Usufruir dos serviços médicos de todos os países da união europeia;
  • Ter acesso a mais vagas de trabalho: é comum na Europa que o passaporte seja um dos requisitos para que a vaga possa ser preenchida.
  • Sem preocupação com o tempo de viagem dentro da União Europeia, independente do país.

Etapas para tirar passaporte italiano

Agora que você já decidiu que, obter um passaporte italiano é a melhor opção para suas viagens, confira como realizar o processo, desde o requerimento até o momento de receber o seu documento.

Primeiros passos

Antes de iniciar o processo, alguns itens devem ser observados:

  • Você deve estar em dia com a documentação exigida pelo consulado italiano (com processo da cidadania já oficializado);
  • Você deve estar inscrito no consulado italiano responsável pela sua cidade;
  • Por último, você deve ter registrado no consulado todas as alterações que possam ter ocorrido em seu estado civil, no seu endereço e no nascimento de filhos.

Somente cumprindo estes itens o requerimento poderá ser iniciado.

Agendamento e localização dos consulados

Para iniciar o processo, você deverá agendar horário no consulado italiano que atenda a sua região. O agendamento pode mudar de consulado para consulado, por isso, fique atento às regras vigentes.

Atualmente os consulados italianos no Brasil se encontram nas seguintes capitais:

  • Belo Horizonte – Rua Alagoas, 721, Savassi, CEP 30130-160

Estados atendidos: Minas Gerais somente;

Site para agendamento.

  • São Paulo – Av. Paulista, 1963, CEP 01311-300

Estados atendidos: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e São Paulo;

Site para agendamento

  • Curitiba – Rua Marechal Deodoro, 630, Shopping Itália, CEP 80010-912

Estados atendidos: Paraná e Santa Catarina;

Site para agendamento

  • Porto Alegre – Rua José de Alencar, 313, CEP 90880-481

Estados atendidos: Rio Grande do Sul somente;

Site para agendamento

  • Rio de Janeiro – Av. Presidente Antônio Carlos, 40, Castelo, CEP 20.020-010

Estados atendidos: Espírito Santo e Rio de Janeiro;

Site para agendamento

  • Recife – Rua Padre Carapuceiro, 706, 13° andar, CEP 51020-280

Estados atendidos: Bahia, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte;

Site para agendamento

  • Brasília (embaixada) – St. de Embaixadas Sul SES 807, lote 30, CEP 70420-900

Estados atendidos: Goiás, Roraima, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Pará e Tocantins;

Site para agendamento

Tenha em mente que o processo costuma ser concorrido, podendo levar meses até que novas datas e horários novos sejam disponibilizados.

Agendamento por WhatsApp

Recentemente, foi implementado no consulado de São Paulo a opção de realizar o agendamento para o passaporte italiano via WhatsApp através de vídeo chamada. Os números são: (11)99212-4273 e (11)98872-8110.

Documentos necessários para passaporte italiano

Com o agendamento feito, confira quais são os documentos a serem apresentados por você no consulado italiano para a confecção do passaporte:

  • 2 fotos iguais de 45 mm de altura por 35 mm de largura; as mesmas devem ser recentes, sem datas, coloridas, com fundo branco e tiradas de forma frontal;
  • Documento de identidade original com data de emissão de menos de 10 anos e uma fotocópia simples do mesmo;
  • Formulário de pedido de passaporte preenchido;
  • Comprovante de residência de menos de 3 meses de emissão.

Renovação passaporte italiano

Para renovar o seu passaporte, por esgotamento do prazo de validade (10 anos), extravio ou outros motivos, você deverá solicitar uma nova emissão, seguindo os mesmos procedimentos citados acima. Porém, com um único diferencial, apresentar o passaporte antigo que será renovado se o possuir.

Retirada do passaporte italiano

Dependendo do consulado onde você realizou a operação, o documento fica pronto no mesmo dia da apresentação dos documentos. Em outros, você terá de voltar para realizar a retirada ou aguardar o envio do passaporte via correios.

Preços do passaporte italiano

Atualmente a tarifa para emissão do passaporte italiano é 116 euros, tanto para primeira via ou renovação, a serem pagos em reais no consulado.

Tradução de documentos

Durante o seu processo para obter o passaporte, ou até mesmo a cidadania italiana, você se deparará com a necessidade de traduzir documentos, por conta do envolvimento de outra nação e idioma, essas traduções devem ser juramentadas e posteriormente receber o apostilamento de Haia.

O que é uma tradução juramentada?

Essa forma de tradução de documentos assegura que o conteúdo descrito foi traduzido por uma pessoa idônea e capacitada para o serviço.

Para obtê-la, não basta contratar um tradutor, o profissional a ser responsabilizado pelos documentos deve passar em um concurso público organizado pela Junta Comercial do seu estado de residência, para poder oferecer o serviço de tradução juramentada.

O que é o apostilamento de Haia?

De forma resumida, o apostilamento de Haia é um selo conferido a documentos que precisam ser validados em outros países, o apostilamento é obtido em cartórios espalhados por todo o território nacional. Sua legalidade abrange os territórios que compreendem os países signatários do tratado de Haia, entre eles a Itália e o Brasil.

Conheça a Nativo Traduções

A Nativo Traduções conta com uma equipe especializada de tradutores juramentados de inglês, francês e italiano, os profissionais são autorizados e devidamente concursados na Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Nossos tradutores passam por capacitação interna, realizando cursos anualmente para manter seus conhecimentos atualizados, adequando-se a novas expressões e termos técnicos utilizados nas mais abrangentes áreas de atuação. Dessa forma, podemos oferecer uma impecável qualidade de cada tradutor juramentado de nosso time.

Garantimos a você:

  • Agilidade na execução;
  • Ausência de erros na tradução;
  • Desburocratização do processo;
  • Qualidade garantida.

Peça um orçamento, teremos o prazer em te ajudar!

Compartilhar esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *