Vistos para Alemanha
O visto de turista permite que brasileiros visitem a Alemanha por até 90 dias para aproveitar as atrações do país.
Se você quiser permanecer na Alemanha por um período a mais do que esses 90 dias, como para estudar ou trabalhar, precisará de vistos mais específicos.
Existem várias opções, cada uma com seu próprio conjunto de regras.
Aqui, neste artigo, falaremos tudo o que você precisa saber sobre vistos para Alemanha.
Boa leitura!
Precisa de visto para Alemanha?
Sim, sem dúvida. Aliás, se você quiser alugar um imóvel, abrir uma conta em um banco ou registrar uma criança na Alemanha, você precisará obter um visto.
Em alguns casos, isso pode ser feito sem visto, mas é quase impossível ter uma estadia na Alemanha durante muito tempo casa você não tenha visto.
Para você ter uma ideia, na Alemanha, qualquer pessoa que permaneça no país não tendo posse de um visto por período longo pode ser punida e impedida de retornar a Alemanha por cinco anos.
Dessa forma, se você deseja retornar legalmente à Alemanha por mais 90 dias depois de deixar a região Schengen, você precisa sair da área e ficar afastado por 180 dias no mínimo.
Visto de trabalho para demais atividades profissionais (exceto especialistas)
A admissão para receber esse visto está sujeita a várias condições.
Por exemplo, na terra dos alemães, o contrato de trabalho deve ser aprovado pelo escritório governamental do trabalho desse país.
Essa aprovação só ocorre tendo a comprovação de que faltam trabalhadores alemães que sejam capazes de fazer o exato trabalho e que haja semelhanças em relação aos profissionais alemães sobre as exigências de trabalho do profissional que vem de fora.
A pessoa só consegue solicitar esse visto quando tem em mãos o acordo de ocupação profissional ou um documento do empregador, esse documento deve confirmar a disposição de admissão do trabalhador, junto da explicação das tarefas que o trabalhador fará e a estimativa salarial.
Visto para especialistas (trabalhador qualificado)
Aqueles que possuem formação de ensino universitário ou técnico com validação de diploma alemão é elegível para o visto para especialistas.
Para solicitar um visto, você deve apresentar comprovação do reconhecimento de sua formação e sua capacidade de falar alemão (A2 ou B1, conforme sua ocupação profissional).
A Apostila de Haia é exigida, assim como uma tradução juramentada para o alemão, bem como um curriculum vitae em inglês ou alemão, para quaisquer diplomas.
Aliás, um empregador pode muito bem acelerar o processo de solicitação de visto especialistas, se for preciso.
Se você quiser ficar na Alemanha por mais de 180 dias, precisará renovar seu visto na cidade em que você se encontra.
Visto de trabalho com reconhecimento parcial da formação profissional
É possível obter um visto de trabalho caso a Anabin não reconheça completamente sua formação em seu campo de atuação.
O uso deste visto permite que o titular comece a trabalhar enquanto ainda completa o treinamento adicional exigido na Alemanha.
Todas as certificações e graus acadêmicos e técnicos devem ser acompanhados de uma Apostila de Haia e uma tradução juramentada para o alemão.
Visto para Freelancers
Devido à falta de uma garantia de sustento por um longo prazo, obter esse tipo de visto é um processo demorado.
Algumas profissões com conhecimentos específicos como dentistas e jornalistas só precisam mostrar que têm experiência profissional ou treinamento relevante para serem aprovados.
No entanto, para profissões regulamentadas como a de um engenheiro, é necessário que este tipo de profissional tenha um comprovante e que este documento seja aprovado conforme a instituição competente.
Há mais alguns documentos que você demonstrar que tem uma base de clientes na Alemanha e que eles estarão dispostos a trabalhar com você.
Visto de trabalho para artistas
Da mesma forma que o visto de freelancer é solicitado, o visto de artista permite que aqueles cuja ocupação principal seja puramente artística vivam e trabalhem no país, por exemplo, músicos.
O diferencial deste visto é que ele é emitido de forma muito rápida.
Mas você só pode obtê-lo é em Berlim, sendo de que modo algum você consegue esse visto em outra região na terra dos alemães.
Visto para Au Pair
Aqueles que planejam trabalhar como au pair, que significa pessoas que viajam a outro país para ajudar famílias a cuidar das suas crianças, na Alemanha precisarão deste visto.
A pessoa deve ter entre 18 e 26 anos para ser elegível para receber este visto, que lhes permite por 6 a 12 meses exercer um trabalho em uma casa de família alemã.
Visto para procurar emprego
Os candidatos a emprego na Alemanha podem solicitar um visto conhecido como Arbeitsplatzsuche.
Este visto é válido por 18 meses para estudantes que concluíram seus estudos com sucesso.
Aliás, esse visto é atribuído por no máximo 6 meses a alguém que possua um diploma aceito na terra dos alemães.
Visto para Alemanha para trabalho voluntário
O visto para trabalho voluntário é conhecido como Freiwilligenauftenhalt.
Esse visto permite que haja um acordo de trabalho de 6 a 24 meses com uma organização que faz voluntarismo.
Trabalho durante as férias
Working Holiday-Visum é o nome de um visto que foi obtido mediante a um acordo entre o Brasil e a Alemanha.
Jovens entre 18 e 30 anos podem conseguir esse visto para exercer uma profissão na Alemanha por no máximo de seis meses em alguma empresa alemão.
Visto de estudante na Alemanha
Os vistos para estudar na Alemanha estão disponíveis em vários graus, conheça eles a seguir:
- Sprachkurs: autorização para um curso intensivo do idioma alemão, sendo que o curso tem que ser de no mínimo 18 horas de aulas semanais.
- Schulaustausch: visto para intercâmbio escolar. Este visto permite que menores estudem na Alemanha por até um ano.
- Berufsausbildung: um estágio em conjunto com um visto de residência é comum para estudantes matriculados em um programa prático de treinamento técnico conhecido como Ausbildung. Um acordo de trabalho com o empregador é examinado para ver se um salário adicional é necessário para cobrir as despesas.
- Studium: autorização para estudar uma educação superior. É possível aqui ter uma rotina de trabalho inteira ou parcial.
- Wissenschaftliche Aufenthalte: visto para cientistas permanecerem no país. As estadias de doutorado em organizações de pesquisa alemãs são possíveis por meio de contratos de trabalho ou bolsas de estudo.
- Praktikum: aqui um estágio pode ser feito com esse visto. Um estágio de no máximo um ano pode ser realizado, sendo é um visto voltado para estudantes que fazem parte de alguma universidade do nosso país.
Visto para casamento na Alemanha
Se o intuito for casar na Alemanha, não há necessidade de visto para os brasileiros.
No entanto, o casamento deve ocorrer dentro dos 90 dias após a entrada.
Passado os 90 dias em nenhuma circunstância existe direito para conseguir permissão de residência e eventualmente se torna obrigatório sair da Alemanha antes do matrimônio.
Por fim, se essa leitura tiver sido útil, acompanhe as próximas postagens e novidades por aqui.
Deixe um comentário