Vistos para Dubai
Dubai é um destino bastante recheado de qualidade e grandeza, popular entre os brasileiros que param por lá a caminho de outros destinos do Oriente Médio ou da Ásia.
De qualquer forma, é importante ficar atento a alguns detalhes antes de viajar para Dubai, como a questão dos vistos para você aproveitar muito mais sua viagem.
Pensando nisso, elaboramos um artigo para tirar todas as dúvidas sobre os vistos para Dubai.
Vamos nessa?
O que precisa para entrar em Dubai em 2022?
O visto para Dubai não é concedido antecipadamente, como é o caso dos vistos canadense e americano, mas sim na entrada do país para qualquer brasileiro que siga as orientações do consulado, sendo que este visto tem a validade de um ano (365 dias).
É permitido entrar na nação várias vezes durante esse período, desde que a estadia total não exceda 90 dias. Além de receber este visto para Dubai, você deve cumprir os seguintes recomendações e obrigações:
- Fornecer um teste de PCR Covid-19 que seja negativo
- Conseguir um seguro de viagem que tenha cobertura para Covid.
Você também precisará de um passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da data de chegada ao país e não poderá entrar usando um passaporte de emergência.
É importante saber que este visto não é aceitável para viagens de negócios, educação ou outros objetivos não turísticos, e é válido apenas por até 90 dias.
Nessas circunstâncias, você deve entrar em contato com a Embaixada e informar-se sobre os procedimentos para conseguir um visto que não seja de turismo.
Tipos de vistos para Dubai
Visto de turismo
Se um brasileiro procura ter Dubai como um ponto para uma viagem de turismo, saiba que para ele não é necessário um visto para entrar nesta cidade ou outra região que faz parte dos Emirados Árabes Unidos.
Mas qual a razão disso?
Porque foi assinado em 2018, um tratado entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos.
Dessa forma, os turistas brasileiros quando entram nos Emirados Árabes Unidos conseguem um visto de entrada, com a validade de até 90 dias que autoriza diversos acessos.
Nenhum tipo de documentação é necessária para ter o visto de turismo, porém os passaportes obrigatoriamente devem estar em dia (nada de passaportes de emergência)
Visto de trânsito
Se você planeja ficar em Dubai por menos de 96 horas, pode solicitar um visto no aeroporto quando chegar. Neste caso, deverá cumprir os seguintes requisitos:
- Permanecer em Dubai entre 8 e 96 horas;
- Ter passaporte com validade mínima de 6 meses
- Dubai não pode ser seu destino final, isto quer dizer que você deve ter uma passagem aérea confirmada para um destino diferente de sua origem (por exemplo, Brasil – Dubai – outro país).
Qualquer pessoa que voe com qualquer companhia aérea pode obter este visto.
A Marhaba, que possui balcões para obtenção de documentos na chegada, é uma das mais conhecidas empresas que prestam o serviço no aeroporto de Dubai.
Por isso, dirija-se a um desses balcões assim que desembarcar.
O visto custa em média 200 dólares no aeroporto, e pode ser pago em dólares americanos ou na moeda local, o dirham.
Apesar de ser conveniente obter um visto de trânsito em vez de um visto de turista, o visto de trânsito no aeroporto é muito mais caro.
Quando comparamos os dois documentos, o emitido pela Emirates custa US$ 63,66 e o emitido na chegada em Dubai custa US$ 200.
De qualquer forma, o visto de trânsito ainda é uma boa opção para quem tem uma longa escala e decide visitar o emirado de última hora.
Visto de estudante
O visto de estudante é destinado a quem deseja fazer um curso nos Emirados Árabes Unidos ou se matricular em uma universidade em Dubai, por exemplo, e tem duração máxima de um ano com opção de renovação.
Visto de trabalho
Embora o visto de estudante seja uma opção para quem procura trabalho em Dubai, nada se compara a um visto de trabalho, que é mais vantajoso porque permite prolongar sua viagem e, com isso, ganhar mais dinheiro.
E, como o mercado de Dubai está sempre em busca de profissionais estrangeiros qualificados, o processo de obtenção desse visto fica ainda mais facilitado se você chegar com uma oferta de emprego já em vigor, ok?
Você deve ter um patrocinador para morar ou trabalhar em Dubai. Isso implica ter uma empresa ou uma pessoa nos Emirados Árabes Unidos que seja legalmente responsável por você.
Regras para visto de trabalho em Dubai
Você deve se candidatar a vagas e reunir documentos de visto antes de conseguir um emprego em Dubai.
De acordo com informações obtidas no site da Embaixada do Brasil em Abu Dhabi, as empresas devem entregar aos candidatos uma “carta de oferta” (offer lette) registrada no Ministério do Trabalho do país e contendo todos os termos e condições do contrato.
É fundamental verificar novamente se todas as condições estão detalhadas na “carta de oferta”, pois não há como reivindicar mais tarde.
Outro ponto importante é que todos os contratados devem passar por exames médicos em estabelecimentos credenciados pelo governo ao chegarem ao país.
Se o exame de saúde revelar que você tem AIDS/HIV, tuberculose, hanseníase, hepatite ou sífilis, seu visto será negado e você deverá deixar os Emirados Árabes Unidos imediatamente.
Você pode ver que conseguir um visto para um trabalho em Dubai é relativamente simples, certo? Especificamente, quando comparado ao processo de solicitação de vistos de trabalho em países europeus ou nos Estados Unidos.
Dubai “simplifica” o processo de visto para quem quer estudar e trabalhar ao não exigir comprovação financeira ou extrato bancário, por exemplo.
No entanto, independente do visto que você optar, você tem que obter um seguro de saúde internacional.
Por fim, gostou do nosso conteúdo?
Tirou suas dúvidas sobre os vistos para Dubai?
Aproveite e veja mais dos nossos conteúdos aqui no blog.
Deixe um comentário