Vistos para Itália
É inegável que o Brasil gosta muito da Itália em todos os sentidos!
Afinal, quem não gosta de comida italiana, filmes ambientados na Itália e tudo mais?
Muita gente fica bastante encantada com a Itália, muito mais do que outras e não ficarão satisfeitas com apenas uma rápida visita pela Itália.
Outros querem ir para a faculdade, ter aulas gratuitas ou trabalhar na Itália.
Quando você se cansar de apenas visitar a Itália para turismo e quiser fazer mais, precisará solicitar um visto italiano.
Neste guia, veremos tudo o que você precisa saber sobre os vistos para Itália.
Siga conosco!
É necessário visto para entrar na Itália?
Os brasileiros não precisam de visto para entrar e viajar em território italiano (Acordo de Schengen) se a estadia for de até 90 dias e o objetivo da viagem for turismo, competição esportiva, treinamento religioso ou estudo.
A partir da data de entrada no país, esses 90 dias são calculados por semestre (o carimbo da polícia de imigração no passaporte é uma prova da data de entrada no país).
Os brasileiros que desejam permanecer na Itália por mais de 90 dias devem solicitar o visto e comparecer pessoalmente em um posto consular, geralmente em data e horário pré-estabelecidos.
- Caso o brasileiro ingresse na Itália sem visto (para permanência de até 90 dias), não poderá solicitar a emissão de visto ou a prorrogação de sua permanência no país em solo italiano.
- Os brasileiros que planejam viagem à Itália por mais de 90 dias não precisam de visto, mas devem verificar a validade de seus passaportes, que devem ser válidos por no mínimo 6 meses a partir da data de retorno ao país de origem
Os outros países membros do Espaço Schengen estão sujeitos às mesmas regras.
Documentos necessários para solicitar visto para Itália
O ETIAS (European Travel Information and Authorization System), necessário até que o ano de 2022 acabe, permite que os visitantes permaneçam por até 90 dias em países da União Europeia.
Para isso, é necessário dispor de alguns documentos necessários para solicitar visto para Itália, são eles:
- Passaporte com validade mínima de três meses, a região e o acomodação em que você estará,
- Para pagar a taxa do ETIAS, use um cartão de crédito ou débito,
- A aprovação do ETIAS será enviada para este endereço de e-mail.
Em qualquer situação, um visto para Itália que vai além de 90 dias precisa que seja apresentado alguns itens:
- Formulário para obtenção de visto, um passaporte válido por pelo menos três meses além da estadia pretendida,
- Duas fotos de 3,5 cm x 4,5 cm (padrão oficial italiano).
- Cada tipo de visto, no entanto, exige seu próprio conjunto de documentos.
Tipos de vistos para Itália
O visto é um documento que deve ser solicitado e obtido antes de entrar em território italiano na embaixada ou consulado do país em que reside.
Há uma variedade de vistos disponíveis que permitem que você permaneça no país legalmente.
Conheça abaixo os principais tipos de vistos para Itália:
Visto de turismo para a Itália
Somente se sua viagem durar mais de 90 dias, o que compreende todos os países do Tratado de Schengen, você precisará de um visto de turista para a Itália.
Se sua viagem à Itália durar menos de 90 dias, você não precisará obter um visto de turista.
Não se esqueça de atender aos demais requisitos, como ter seguro viagem e passaporte com validade mínima de 90 dias após o último dia de viagem.
Visto de estudante italiano
O visto de estudante para a Itália tem várias implicações. Educação básica, ensino superior, pós-graduação, cursos livres (como cursos de idiomas), intercâmbios e estágios são todas requisitos necessários para vistos de estudante italiano.
No entanto, o requisito mais importante para obter esse tipo de visto é que você tenha a aprovação da instituição de ensino onde vai estudar.
Este é o documento principal que o consulado revisará para conceder a aprovação.
Frequentemente, esta autorização deve ser enviada pela instituição e não pela pessoa que a solicita.
Por esse motivo, manter contato com a instituição de ensino italiana que você fará parte como estudante é indispensável para conseguir o visto de estudante italiano.
Visto de trabalho autônomo
Ao solicitar um visto de autônomo, existem várias opções, incluindo trabalho freelancer, empreendedor, atividade esportiva, parceiro de negócios e start-up.
Cada caso requer documentação exclusiva, para saber em qual caso você está, acesse o site do Consulado da Itália no Brasil e veja os detalhes.
Visto de trabalho subordinado
Este tipo de visto é para pessoas que conseguiram garantir um emprego na Itália.
É importante lembrar que, para solicitar esse tipo de visto, o solicitante já deve ter um contrato com a empresa.
Visto italiano de cuidados médicos
Quando você precisar de tratamento médico de profissionais de saúde italianos, deverá solicitar um visto italiano de cuidados médicos.
As razões para optar pela a Itália como país para lidar com problemas de saúde podem ser inúmeras, mas para ter esse visto aprovado é necessário ter um bom motivo.
Além disso, uma boa forma para reforçar a argumentação da necessidade de ser tratado na Itália é ter recomendações de médicos do Brasil e comprovação de que a melhor opção para lidar com sua doença é na Itália.
Visto de competição esportiva
Como os atletas e equipes que viajam para competições ou eventos esportivos costumam ficar menos de 90 dias, esse tipo de visto está incluído no visto de turista e é gratuito.
Visto de unificação familiar
Este tipo de visto é para pessoas que possuem um parente de primeiro grau morando na Itália, como pais, filhos ou cônjuges.
É necessário apresentar documentos que comprovem parentesco consangüíneo, autorização consular ou da embaixada e, no caso de filho menor, a anuência de ambos os pais para que o visto seja solicitado.
Visto por motivos religiosos
O requerente deve provar que é membro da comunidade religiosa, como padre ou bispo, por meio de documentos.
Também são necessários documentos que comprovem a natureza religiosa de sua viagem, bem como o que e onde você irá se envolver em atividades religiosas.
Gostou de saber sobre os vistos para Itália?
Aproveite e veja mais dos nossos conteúdos!
Deixe um comentário